José Paulo Fafe

José Paulo Fernandes‑Fafe

Cascaense, embora nascido em Lisboa, viveu e estudou em Havana e na Cidade do México na segunda metade da década de 70.

Antigo jornalista (Expresso, Grande Reportagem, Rádio Comercial, Sábado e Tal&Qual), atua no setor do marketing político desde há cerca de 20 anos, com uma vasta experiência profissional em três continentes, nomeadamente em Portugal, Espanha, Brasil, Argentina, Chile, México, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe, tendo nestes países concebido, participado e coordenado estrategicamente mais de 40 campanhas eleitorais presidenciais (Brasil, Argentina, Chile, México e S. Tomé e Príncipe), de governo (Portugal, Brasil, Argentina, Guiné-Bissau e Moçambique) e municipais (Portugal, Espanha, Brasil, Argentina e Moçambique).
Ao longo desses anos, trabalhou ao lado de destacados nomes desta área, mais concretamente com Duda Mendonça, João Santana e António Lavareda, entre outros.

Autor de ‘Marketing Político, noções e outras histórias’ (Lisboa, 2017), de ‘Comunicação Política’ (Lisboa e Cidade do México, 2020), de ‘Tal&Qual, memórias e um jornalismo’ (Lisboa, 2020, em coautoria com Gonçalo Pereira Rosa), e de ‘Um homem é um homem, um gato é um bicho’ (Lisboa, 2021), de programas de rádio (‘Soy loco por ti, América’, ‘Prova dos Nove’ e ‘Plaza Mayor’) e de alguns documentários televisivos, casos de ‘O Enigma Cubano’ (SIC, 1995), ‘As Histórias Secretas do 25 de Abril’ (TVI, 1997), tem sido convidado a fazer palestras em Portugal, Brasil e México sobre comunicação e marketing político.

Foi membro do Conselho Editorial da edição brasileira da revista ‘Campaign & Elections, fundador do CAMP (Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político), presidente da Comissão Executiva da Global Media, da TSF-Rádio Notícias e Açormedia, e atualmente integra o Conselho Estratégico da Oeiras Valley.

Atualmente mantém escritórios em Lisboa e S. Paulo, no Brasil, onde desenvolve alguns projetos no âmbito do marketing político e assessoria institucional e ‘public affairs’.