CONHEÇO RAZOAVELMENTE bem Vila Real de Santo António e a região envolvente, bem como alguns detalhes do nascimento dessa cidade por obra e graça do Marquês de Pombal que, num claro acto de afirmação de soberania, a mandou edificar nas margens do Guadiana. Talvez por isso mesmo – por conhecer a realidade daquele pedaço do sotavento algarvio – não me surpreendo com a decisão da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António em recomendar ao governo a fusão do município com os concelhos de Alcoutim e Castro Marim, este último um verdadeiro “enclave” cuja existência não tem, à primeira vista, grande justificação. Vou mais longe: acho mesmo um excelente exemplo para uma reforma da administração local que, afinal, parece ter ficado apenas pelas freguesias e que pode – como se vê por esta proposta – ir bastante mais longe. Não é, como diz o presidente da câmara de Castro Marim, “uma brincadeira de mau gosto” – é, isso sim, uma prova de responsabilidade e maturidade. E por esse País fora existirão certamente muitos outros casos onde a fusão de municípios terá toda a justificação.
Essa devia ser a estratégia. Fundir, por exemplo, Porto e Gaia ou, na grande Lisboa integrar Amadora e Odivelas em Sintra e Loures. Para não falar na margem sul onde num território exíguo coabitam uma dúzia de municípios.
Mais um censor. Quando os comentators não agradam ao autor da tasca, não se «iluminam».
Parabéns! Afinal, sempre há um Salazar em cada português… mesmo que na estranja.
Sr. Rui Ratão (se é que esse é o seu nome…),
O seu comentário anterior foi rejeitado (aliás é um direito que me assiste e nem tinha que estar aqui a justificá-lo) porque continha uma expressão, ainda que mesmo que em iniciais, considerei ofensiva.
Para terminar e citando alguém, Salazar é a sua tia!
José Paulo Fafe
No nosso blog fizemos o mesmo “tratamento” ao senhor Rui Ratão que, provavelmente, se esconde num “pseudónimo”.
Caro Eduardo Saraiva,
Parece que o tal “Ratão” não passa de um ratinho…
Zé Paulo Fafe
No meu Blog, quando me insultam e não são tão poucos quanto isso, também não publico Zé Paulo!
Bjocas
Esse “Ratão” em vez de esconder-se atrás de um pseudónimo devia ter coragem para dar a cara. Se é que a tem…