José Paulo Fafe

Diferenças…

“NUNCA FUI tão atacado como José Sócrates”. A frase, proferida ontem, pertence a Mário Soares e só que não tenha vivido os agitados e difíceis tempos em que este foi primeiro-ministro é que não poderá estar de acordo com essa declaração.
Só que existe uma grande (para não dizer enormérrima) distinção entre Sócrates e o dr. Soares… Uma não, várias! Por exemplo: o dr. Soares nunca mentiu a propósito da sua licenciatura, nem tão-pouco a obteve numa universidade de “vão de escada” e a um domingo; que se saiba ao dr. Soares nunca teve duas versões de registo biográfico escritas pelo seu próprio punho; até hoje não vi ninguém acusar o dr. Soares de andar a assinar acções judiciais em vez de colegas impedidos legal e eticamente de fazê-lo; nunca vi o dr. Soares envolvido numa “trapalhada” (chamemos-lhe assim…) com os contornos do “caso Freeport”; não conheço ao dr. Soares igualmente qualquer incongruência entre valores praticados e de mercado aquando de escrituras de adquisição de propriedades; etc., etc. etc….
Essa é que é a grande diferença. Vou mesmo mais longe (e quem me conhece saberá bem como sou “insuspeito” em afirmá-lo…): é a diferença em quem vê e sente a política como uma arte e um desígnio onde os valores são respeitados e alguém que a utiliza apenas como um meio para atingir uns fins que, aparentemente, nada de nobre possuem…





Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *