José Paulo Fafe

Cuba by Zé Dirceu

CONHECEDOR DE Cuba como poucos, o sempre influente José Dirceu acompanha a par e passo a singular evolução do regime de Fidel Castro. Vale a pena ler esta breve transcrição de parte de um texto que recentemente publicou no seu blogue:

“(…)Por um lado, socialistas ortodoxos vêem nas transformações conduzidas pelo governo de Raul Castro uma traição à filosofia marxista, como se o que está em curso fosse apenas uma lenta transição rumo ao Capitalismo de Estado. De outro lado, a direita, exagerada, vê nas reformas uma admissão de fracasso que busca estampar nas costas de todas as vertentes da esquerda do mundo.

Subestimam, ambos os lados, a complexidade do processo e dos resultados da revolução cubana. É verdade que a ilha sustenta estruturas de Estado e metodologias de trabalho ultrapassadas, como excessivas centralização e burocratização, que levaram a uma permanente crise econômica. Mas, também graças a esse processo, mantém uma rede de saúde pública de abrangência e qualidade invejáveis, bem como um sistema educacional e de acesso à cultura exemplar(…)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *