José Paulo Fafe

À atenção do dr.Miguel Veiga…

ANDA EM maré de azar o escritor José Saramago. Já não bastava um autor mexicano vir, desde há alguns anos, a acusá-lo de plágio, agora foi a vez de Mike Davis, cronista do jornal britânico “The Guardian” ver o seu artigo sobre a gripe suína do passado dia 27 de Abril, transcrito no blogue do “Nobel” português (e publicado no Diário de Notícias) sem que o escritor português identificasse o seu verdadeiro autor. Confrontado com esse “lapso”, Saramago apressou-se a mandar sua mulher justificar a coincidência entre os dois textos por um problema de “desconfiguração do blogue, tendo desaparecido as aspas” do artigo onde Saramago se inspirou para escrever sobre o vírus H1N1.
O compreensivo Mike Davis – com quem Saramago não entrou em contacto para explicar o facto de mais de três quartos do seu artigo ser igual ao que o professor norte-americano escreveu -aceita, ainda assim, a justificação: “Ele é uma pessoa idosa. De certeza que tem alguém que lhe coloc a os textos na Internet. Não vou levar este caso em frente“, diz o professor da Universidade da California. Davis recusa, contudo, comentar o facto de o seu nome não ser referido em momento algum do mesmo artigo: “Sinceramente, não quero saber disso. Nem sequer falo português. Estou bem mais preocupado com a situação no Afeganistão“, comentou ironicamente.
Azar, azar teve o dr. Miguel Veiga que nunca viu nenhum queixoso ser tão lesto e pródigo no perdão…

1 comentárioDeixe um comentário

  • Excelente! Este “gajo” nunca me enganou e JP se por acaso vires os livros de malandrão de capa para baixo já sabes que passei por lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *