José Paulo Fafe

A política (também) vive dos "sinais"…

METRALHA

CONHECENDO COMO conheço António Costa estou convencido que o líder socialista é alguém que sabe da importância que os pequenos detalhes possuem hoje em dia na política e da leitura que os mesmos suscitam em quem analisa e comenta a actuação dos seus protagonistas. E exactamente pela relevância que os chamados “sinais” adquiriram  no exercício da política é que não consigo entender dois ligeiros pormenores (eu quase que me atrevia a chamar-lhes “falhas”…) que me chamaram a atenção durante a chamada “Festa da Democracia”, aquela sucessão de eventos com que o Partido Socialista decidiu assinalar algumas efemérides deste mês, nomeadamente a fundação do partido, o 25 de Abril e o 40º aniversário das primeiras eleições livres ganhas pelos socialistas. O primeiro dos “detalhes” foi o facto do comboio fretado para transportar Costa e os seus camaradas de Lisboa para a Campanhã tenha partido da Gare do Oriente e não de Santa Apolónia, a estação que foi palco, faz quarenta e um anos no próximo dia 28, de uma das mais significativas manifestações do pós-25 de Abril – a chegada triunfante do exílio de Mário Soares, também ela uma data que deveria ser logicamente recordada pelos socialistas. O segundo “detalhe”, esse, prende-se com a indumentária escolhida pelo líder do PS para fazer a viagem entre as nossas duas principais cidades: um pullover azul às risquinhas que inevitavelmente permitiu graçolas a remeter para a figura estereotipada dos “irmãos Metralha” – o que, convenhamos, não é propriamente “simpático” para um partido que possui um líder preso numa cadeia  há praticamente seis meses…

Dirão que não passam de detalhes e pormenores sem importância. Eu penso exactamente o contrário: têm sim importância e revelam um visível descuido e uma pouca ponderada preparação a dois níveis das “entradas em cena” de alguém que pretende ser o próximo primeiro-ministro e que, para isso, tem de entender que hoje em dia, goste-se ou não, o exercício da política é também dar e “ler” os chamados “sinais” que por vezes possuem mais importância que o que os origina.

1 comentárioDeixe um comentário

  • Amigo ZPF
    Começo por dizer que ainda não habituei a este “Blog” novo….
    Sou uma pessoa que gosta de mudanças,mas esta ainda não me convenceu.
    Tambêm quero dizer-te que hoje desapareceram todos os comentários dos outros Post o que não sei se é o meu servidor ou apagaste tudo sem querer,pois nem os antigos nem os que esperavam publicação se vêem. 🙁
    Por falar em Costa,hoje li que “PS prevê a devolução integral dos salários da Função Pública em 2017″….http://economico.sapo.pt/noticias/ps-quer-devolucao-integral-dos-salarios-da-funcao-publica-em-2017_216504.html
    Ainda não chegaram ao poder e já estão a fazer porcaria.
    Todos sabemos como o País ficou já 3 vezes na banca rota com a gestão Socialista. Todos sabemos que depois deles vêm os “mais papistas que o Papa”,os Coelhos da vida,deixar o povo de “tanga com as tangas” que prometem nas campanhas eleitorais para ganhar.
    Todos sabemos como está o estado económico do Partido Socialista,FALIDO.(se não sabes governar a tua casa como vais governar um País).E este,o Costa,o NÚMEROS DOIS do regime de Sócrates ( que por mais que faça ou diga é isso que Costa é!!!!! ),ainda nem chegou ao poleiro e já está a prometer devolver tudo o que foi retirado por estes “inteligentes” que lá estão agora.
    Que razão tinha a “Dama de Ferro” quando nos anos 80 disse que “Os Socialistas governam sempre bem até gastar o dinheiro dos outros”….
    O “NUMBER TWO”, Costa, ( ISTO DOS NÚMEROS VAI RESULTAR EM CABALA…44, 2….) devia estar interessado em saber o que se passa nas Empresas Públicas,nas Parvolorem da vida,no caso dos Miró,das vendas de Património nosso,do Estado, sem concurso público,da criação de mais PPP’s ( criticadas por Passos e agora vai ele mesmo criar ainda mais num valor superior a 13 mil milhões de euros ), do trabalho do Banco de Portugal ( ou o que não faz!!! ).etc etc etc Não……Isso não interessa até porque a “linha de gestão” é para manter somente mudando as moscas sangue-sugas..
    Este Regime está podre e não há forma de cair de vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *